quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Transformações

Há muito tempo atrás eu ouvi de alguém que toda pessoa passa por uma completa renovação a cada 7 anos. Algo que faz muito sentido quando lembramos de cada uma dessas fases:

- Uma criança que está fazendo 7 anos está se alfabetizando, e também trocando sua dentição. Ela está começando a ter vontades e curiosidades, como por exemplo, a vontade de ficar um pouquinho mais com seus amiguinhos e sem a presença da mãe. Seu corpo está começando a ter mudanças, ele cresce vários centímetros, e sua mente também sofre muitas alterações em relação a todos os seus 6 primeiros anos de vida.

- Um adolescente de 14 anos então, nem preciso comentar muito. Basta se lembrar de quando você fez 14 anos. Muitas mudanças no corpo, meninos engrossando a voz, meninas com voz mais suave, sexualidade desabrochando, não mais admitem que o tratem como criança e sentem necessidade de ser respeitados como se fossem jovens adultos.

- Aos 21 anos, o jovem é legalmente considerado "maior de idade". Ou seja, ele é um adulto, responsável pelos seus atos. É mais uma transição importante. Mesmo que muitos não percebam (e nem admitam), essa transformação é muito significativa (desta vez apenas na cabeça, não mais no corpo, que já foi definido aos 18 anos). Um jovem de 18 a 19 anos, por mais que pense ser um adulto, ainda está longe disso. Ele ainda guarda muitas características e comportamentos da sua adolescência. A partir dos 21 anos é que realmente o senso de responsabilidade se sobressai.

Durante alguns anos eu me perguntei: e quando eu fizer 28 anos? Em que eu mudarei?

É óbvio que essas mudanças não são imediatas. Ninguém acorda fazendo aniversário completamente diferente do dia anterior. O comportamento e o pensamento se altera num processo que dura um período que varia de pessoa pra pessoa. E também varia a data do início desse período, ou seja, algumas pessoas passam por essa transformação 1 ou 2 anos antes, enquanto outras, 1 ou 2 anos depois. Mas acredito que, na média, essas transformações mais significativas ocorrem sim muito próximo dos nossos aniversários múltiplos de 7.

Hoje tenho 29 anos (poucos meses para completar 30), e venho refletindo sobre a pergunta que fiz acima durante os últimos anos. Não que isso seja algo que tenha me "assombrado", muito pelo contrário, me fiz essa pergunta pouquíssimas vezes. Dentre essas vezes, destaco algumas:

- 26 anos: me sentia muito confortável em relação a minha vida pessoal, não tinha preocupações quanto ao futuro por ter uma segurança em relação ao que eu queria, e tinha plena consciência de que eu tinha uma vida feliz e que estava no caminho certo. Em que a minha cabeça mudaria, então, quando eu fizesse 28 anos? Como eu não sabia a resposta, eu acreditava que eu não iria mudar.

- 28 anos: bom, finalmente chegou a hora da verdade. Será que vou realmente começar a mudar? Será que eu já comecei meu período de transformações e ainda não percebi? Acredito que não, já que tenho as mesmas idéias e pensamentos de 2 anos atrás, e tudo que sei é que é que estou reafirmando minhas convicções, ou seja, parece que não estou mudando nada. Ou porque não vou mudar, ou porque ainda não iniciei esse período. Paciência, provavelmente só vou descobrir isso quando acabar esse tal período...

- Hoje: comecei a refletir há aproximadamente 1 mês. E já posso dizer, com absoluta certeza, que mudei MUITO. E sinceramente, ainda nem sei se meu período de mudanças terminou, mas tenho um forte pressentimento de que não terminou ainda. Me pego em dúvidas diversas vezes ao dia em relação às minhas opiniões, em relação ao meu comportamento, às minhas tomadas de decisão. Minha cabeça entra em conflito. Conflito entre meu "eu velho" e o "eu novo".
Acho que nessa transformação eu melhorei muito em meus relacionamentos, tanto em amizades quanto na parte amorosa. Posso dizer que mudei bastante minhas prioridades em relação há poucos anos atrás.


Agora fica a curiosidade, a ansiedade, pra saber como estarei daqui alguns meses. Daí sim poderei fazer meu balanço definitivo, pois essas mudanças provavelmente estarão estabilizadas.

O que será que vai acontecer depois dos 35? e dos 42?? Ah, nem quero imaginar isso agora... quero mais é curtir meus próximos anos!

3 comentários:

Piobella disse...

Meu amigo!!!
Sabe que de certa forma, vc acompanhou meus processos de transformação...rssss
principalmente agora, em 2008, que sua ajuda foi fundamental, suas palavras e seu apoio "imaginário" nas horas complicadas foram bárbaras!
Já tinha ouvido que os ciclos são de 7 em 7 anos, apesar que os meus se alternam...sinto que agora, com 29 anos completos, iniciei um processo de transformação, mudei alguns pensamentos, mudei algumas formas de agir...mudei de ares...mudei de opinião...
Sou quase um ser mutante...rss que loira né?
Mas o principal, o foco, é que se tem que ter uma transformação, que seja para melhor né, e mais uma vez te agradeço em ter me ajudado neste processo de mutação do meu "eu 2007" para o meu "eu 2008".

Tathi disse...

Passando primeira vez por aqui e gostando!!!
=)
Concordo com esse ciclo de 7 em 7 anos.
Com certeza 7, 14 e 21 anos foram de mudanças e agora com 28 anos sei q mudei tb! Isso eu estava pensando um dia desses. Prioridades, sonhos e outras coisinhas já sao diferentes. Diferentes de 2 anos atrás!
Será que estou "adulta", velha?
Sei lá...
Mas to melhor assim!

Unknown disse...

Eu não sei especificar desde quando, mas estou constantemente sofrendo transformações.
Vocês mesmos são testemunhas, lembram quando me conheceram? Eu era mucho loca!
Tô me transformando tanto que tô até mudando de profissão.
E essas mudanças me fazem alternar por momentos de euforia e de medo, insegurança e otimismo, falta de apetite e gula, apatia e ansiedade, rir de tudo e chorar por qualquer coisa...
Mas como já dizia Raul, "eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo..."
E sou feliz por ter amigos como você fazendo parte dessa fase cheia de transformações.

Um beijo!